quarta-feira, 15 de abril de 2009

tutorial: como esquecer [alguém]

você vai chegar em casa arrasado, destruído, com o coração em cacos.
desabafe. chore. chame tua mãe e teus irmãos pra conversar e comova cada um deles com teu desespero. repasse cada detalhe dos últimos meses e reflita sobre onde você pode ter errado. lamente-se. tente se recuperar e vá até o lugar onde você guardava cada pedacinho daquele amor. releia as cartas, uma por uma. releia e tente não chorar. depois analise as fotos; analise os sentimentos que possam conter nestas. deixe a lágrima cair, seguida de mais outras milhares. recupere-se de novo, tome um banho, recuse qualquer comida que queiram te dar; você não vai conseguir ingerir nada e, se conseguir, vai vomitar logo depois. saia de onde todos se encontram e siga, calado, até o teu quarto. tranque tua porta. procure os teus fones de ouvido, ponha-os na altura máxima e escute as últimas músicas corta-pulso que sobraram na tua playlist. apague tua luz. pense que talvez tenha sido o último abraço, o último beijo, o último sorriso, a última lágrima ou o último alguém que você tenha, de fato, amado de verdade. chore de novo. chore até você não ter mais forças. ligue pra um amigo, conte o que aconteceu e como você está precisando dele. implore por companhia e desligue, acreditando que quando você conseguir dormir, toda dor vai acabar. chore até dormir e acorde. acorde no outro dia com os olhos inchados e com cara de sono. vá até a casa do teu amigo, passe uns dias com ele (ou ele venha até a tua casa e passe uns dias com você, como preferir). conte, de novo, o que aconteceu; só que, desta vez, com detalhes mínimos. conte da pontuação usada, da intonação da voz, das expressões faciais que eram feitas. curta esses teus três dias de fossa, mas curta de verdade: chore, se descabele, grite aos quatro cantos as canções de amores tolos, jure pra si mesmo que nunca mais voltará a amar alguém na vida, não coma, não durma ...

finalmente, acorde. acorde num belo dia e, observando o céu, pense e repita alto 'hoje tudo muda'.
vá ao cabelereiro, faça um corte legal, mude alguma coisa. use novas gírias, mude teu jeito de andar, aprenda a cantar novas canções de 'eu estive mal mas superei tudo'. diminua teus pensamentos nesse alguém. pense no seu futuro, no que ainda há por vir; entre num curso com algum amigo conhecido. diminua também as tuas chances de encontrar esse alguém em qualquer esquina em comum. mude teu rumo. mude as ruas pelas quais você costumava passar. mude o turno das tuas aulas. mude teu número, teus horários ... se puder, até mesmo se mude. tente viver com novas pessoas, com novos lugares, com novos horizontes. com tudo novo. aceite as cantadas baratas de pessoas que já passaram por você. aceite cada sorriso e cada gesto de romantismo que puderem te proporcionar. veja filmes inteligentes - aprenda com eles. escreva, componha, cante tudo o que você sente. tudo.

um mês depois, enfim, volte a ter notícias do teu alguém.
volte a falar, a perguntar dos dias, dos amigos, das aulas, das coisas do coração. faça pose; diga do infinito de coisas que está fazendo para ocupar o tempo. minta. se precisar, minta mesmo. fale o quanto você se sente bem, ainda que queria bradar quanta falta te faz essa pessoa e o quanto você queria estar perto dela de novo. finja que você não se importa mais tanto quanto anteriormente. vá pra casa pensando em como tudo poderia ter sido e estar sendo tão diferente. vá dormir todos os dias pensando nisso até, um dia, esquecer de pensar antes de dormir. até, um dia, esquecer.

e então você vai estar bem consigo mesmo. a tristeza de outrora será uma lembrança distante. uma fonte que (já) secou. um passado passado. você dirá convictamente as coisas que você não sente mais por esse alguém. você também dirá que está tranquilo, quieto, sozinho ... será quando, de repente, te aparecer um novo alguém; por quem você estará disposto a fazer tudo, exatamente da maneira anterior. afinal, o amor é burro, muito burro, e não aprende com os tutoriais (nem com nada).

2 comentários:

rafaelle disse...

eu fiz boa parte de tudo isso, só pra constar :X
a-do-rei man (L);*

Rα i sα ~ disse...

eu já fiz tudo isso [incontaveis vezes] até chegar ao ponto da última 'estrofe' e voltar assim à primeira. foda. hoje, de tudo que eu aprendi, levo mesmo é esse dos três dias de foça ... cê curte 72h do puro e profundo poço e ao quarto dia você ressurge, Fênix, como se nadégas tivesse acontecido.

tá, eu sei.
a lição sabemos de cor ... só nos resta aprender.