sexta-feira, 15 de maio de 2009

alfabetizar II

eu procurei um professor.
"compre uma gramática e um dicionário", foram as primeiras palavras que ouvi dele. e assim eu fiz.
então ele, sábio como ninguém, ensinou tudo o que eu precisava saber (e o que eu não precisava também).
então eu, dedicada como ninguém, aprendi. estudei todos os dias. fiz de cada frase, uma fórmula; e, de cada fórmula, um resultado novo. revisei, refiz os cálculos e as análises sintáticas tantas vezes, tantas vezes ... sequer lembro quantos papéis rascunhei, quantas horas e quantas palavras li, quantas noites mal dormidas eu tive e quantas provas respondi.
eu não perdi uma aula, dei meu sangue e minha alma, sacrifiquei tudo por uma simples vontade e ... fui reprovada. assim: re-pro-va-da, sem mais nem porque. o professor confessa que eu não errei acento algum da nova regra ortográfica, que eu sabia exatamente o que cada advérbio significada e que, mais que tudo, calculei com exatidão cada delta. talvez eu tenha comprado os livros errados. talvez a gramática estivesse desatualizada e o dicionário, pouco em vocabulário e vazio em definições. e eu, que quis tanto aprender, me esforço pra lembrar com vontade de esquecer.
hoje eu só peço, caro professor, que devolva minhas provas respondidas, meus rascunhos, meus cálculos e minhas redações, porque estes lhe são inúteis e indiferentes - completamente o contrário pra mim. e também lhe peço que quando eu (finalmente) mudar de curso, por favor, não me culpe pela tua fragilidade. afinal, eu aprendi minha lição. todas elas.
lado direito: http://musahibrida.blogspot.com/2009/03/alfabetizar.html




"eu vou tirar do dicionário a palavra você;
eu vou tirar você de letra, nem que eu
tenha que inventar outra gramática."



Nenhum comentário: