sexta-feira, 5 de março de 2010

monogamia

Você sabe como se dá a reprodução dos pinguins?
A maioria das espécies é monogâmica. Todavia, em alguns casos podem existir copulações extra-par, em que o macho pode ficar com até duas fêmeas e a fêmea com até três machos quando o companheiro se afasta. Mesmo nestes casos, é o companheiro “oficial” que auxilia chocando ovos, cuidando e alimentando os filhotes e defendendo o território. Os indivíduos sempre retornam para a mesma área de reprodução e muitas vezes eles reencontram o mesmo parceiro de anos anteriores. Alguns estudos indicam que o pinguim-de-adélia reencontra o mesmo par no ano seguinte em 62% das vezes, o pinguim-antártico em 82% e o pinguim-papua em 90% das vezes.
Curiosamente, para estas espécies, é usando pequenos pedregulhos que o macho conquista sua fêmea: ele fica na área do ninho segurando a “pedrinha” com o bico e oferece para a fêmea. Se ela aceitar, pronto: estão casados. É como se fosse uma troca de alianças entre os noivos. [...] Os ninhos são eqüidistantes, ou seja, a distância entre eles é a mesma, cada um respeita o território do vizinho ou então pode levar uma bicada.
fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/pinguim4.htm



Passo longe de pertencer à mesma espécie que os pinguins, mas não me importaria em ter você assim, como pinguim. Ofereça-me uma pedrinha em nome da nossa paixão, case-se comigo! Vá para longe, encontre outras fêmeas mas seja um papua, me encontre nesses 90%, volte pra mim no ano seguinte. Seja o meu oficial, choque o nosso ninho, alimente nossos filhotes e afaste todos os outros que ameacem o teu território ...
Que seja esta nossa monogamia particular, meu bem;
mas que seja monogamia
.

Nenhum comentário: